quinta-feira, 26 de maio de 2011

Atlântico

Oceano Atlântico

Com uma área de aproximadamente 106.200.000 km², o Oceano Atlântico é a segunda maior massa marítima do globo, ficando arás apenas do Oceano Pacífico. Essa área, equivalente a um quinto de todo o planeta, é situada a leste da América e a oeste da Europa e África, abrangendo os seguintes mares: Oceano Glacial Ártico, Mar Mediterrâneo, Golfo do México, Mar das Antilhas, Mar de Baffin, Mar do Norte, Mar Báltico, Mar da Mancha, Mar da Irlanda, Baía de Hudson, Mar Negro e mar da Noruega.

Acredita-se que o oceano tenha se originado a partir da divisão entre a África e a América do Sul (continente Gondwana), há milhões de anos atrás. O oceano, que era temido pelos navegantes, os quais pensavam que haveria um abismo no mesmo, foi navegado pela primeira vez por Cristóvão Colombo em 1942, quando desembarcou na ilha de Guanahaní, atual Bahamas.

As temperaturas superficiais do oceano variam conforme a latitude e o sistema de correntes marítimas, que distribuem águas quentes ou frias para outras regiões. Essas temperaturas podem variar entre -2ºC, em regiões polares; e 29ºC, na região ao norte do Equador.

Comercialmente, o Oceano Atlântico é o mais importante de todos, visto que o mesmo separa os Estados Unidos da Europa, grandes potências do planeta, além de ser o único oceano que banha o Brasil, um dos maiores exportadores de alimentos do mundo. Devido às ameaças de poluição provocada por hidrocarbonetos, plásticos e resíduos tóxicos, foram estabelecidos diversos tratados internacionais com o fim de resolver esse problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário