quinta-feira, 26 de maio de 2011

Atlântico

Oceano Atlântico

Com uma área de aproximadamente 106.200.000 km², o Oceano Atlântico é a segunda maior massa marítima do globo, ficando arás apenas do Oceano Pacífico. Essa área, equivalente a um quinto de todo o planeta, é situada a leste da América e a oeste da Europa e África, abrangendo os seguintes mares: Oceano Glacial Ártico, Mar Mediterrâneo, Golfo do México, Mar das Antilhas, Mar de Baffin, Mar do Norte, Mar Báltico, Mar da Mancha, Mar da Irlanda, Baía de Hudson, Mar Negro e mar da Noruega.

Acredita-se que o oceano tenha se originado a partir da divisão entre a África e a América do Sul (continente Gondwana), há milhões de anos atrás. O oceano, que era temido pelos navegantes, os quais pensavam que haveria um abismo no mesmo, foi navegado pela primeira vez por Cristóvão Colombo em 1942, quando desembarcou na ilha de Guanahaní, atual Bahamas.

As temperaturas superficiais do oceano variam conforme a latitude e o sistema de correntes marítimas, que distribuem águas quentes ou frias para outras regiões. Essas temperaturas podem variar entre -2ºC, em regiões polares; e 29ºC, na região ao norte do Equador.

Comercialmente, o Oceano Atlântico é o mais importante de todos, visto que o mesmo separa os Estados Unidos da Europa, grandes potências do planeta, além de ser o único oceano que banha o Brasil, um dos maiores exportadores de alimentos do mundo. Devido às ameaças de poluição provocada por hidrocarbonetos, plásticos e resíduos tóxicos, foram estabelecidos diversos tratados internacionais com o fim de resolver esse problema.

Atlântico nos Litorais Brasileiro

Litoral do Brasil

O Brasil é banhado pelo Oceano Atlântico, desde o cabo Orange até o arroio Chuí, numa extensão de 7.408 km, que aumenta para 9.198 km se consideramos as saliências e as reentrâncias do litoral, ao longo do litoral se alternam praias, falésias, dunas, mangues, recifes, baías, restingas e outras formações menores.
Segundo João Dias da Silveira, o litoral brasileiro apresenta características diversas, que levam à seguinte divisão:
O litoral brasileiro é beneficiado pelas condições favoráveis de navegação durante o ano inteiro, porém os portos são obsoletos, mal equipados e congestionados.
Nele se explora a pesca, com produção modesta com relação à internacional. Essa atividade é supervisionada pela Ministério da Pesca e Aquicultura, vinculada à Presidência da República Federativa do Brasil.
Em trechos do litoral existem salinas, principalmente no Nordeste (Rio Grande do Norte e Ceará) e no Rio de Janeiro, que garantem a auto-suficiência na produção de sal.
Sob o ponto de vista turístico, o litoral apresenta grande potencial. É necessário, porém, que se melhore a infra-estrutura urbana nos centros turísticos, para que se instale efetivamente uma indústria do turismo no país.
Na plataforma continental existem reservas petrolíferas, cuja exploração responde por 70% da produção brasileira de petróleo. É importante conhecer alguns aspectos físicos do Oceano Atlântico, que banha o litoral brasileiro.
O Atlântico Sul apresenta uma salinidade média de 37‰, mais elevada que a das águas oceânicas do planeta (35‰). As temperaturas elevadas, os ventos constantes e a intensa evaporação fazem com que esses índices aumentem ainda mais nas regiões de salinas.
As marés são em geral baixas, com amplitudes que oscilam de 2 a 4 m. Apenas o litoral maranhense registra marés baixas: de 7.80 m, em São Luís, e de até 8,16 m, em Itaqui.
O litoral brasileiro sofre influência climática de três correntes marítimas: a das Guanas e a Brasileira, que são quentes, e a das Falklands, que é fria. A corrente das Guianas banha o litoral norte, e a Brasileira, o litoral leste. A corrente das Falklands, proveniente do pólo sul, banha pequeno trecho do litoral sul.
Quanto ao relevo, o Atlântico Sul apresenta a plataforma continental, que submerge até 200 m, seguida de declive abrupto, o talude continental, desnível que alcança até 2.000 m de profundidade e vai até a região pelágica, onde surgem as bacias dorsais e oceânicas (ou seja, cordilheiras submarinas). Abaixo desse limite inicia-se a região abissal.
A largura da plataforma continental brasileira é bastante variável. Alcança cerca de 400 km do litoral do Pará, estreitando-se bastante no litoral nordestino. Ela é mais larga junto à foz dos grandes rios, onde há o acumulo de muitos depósitos de cascalho, areia e outros sedimentos.

Extensão do litoral brasileiro
Estados
Extensão (km)
Percentual (%)
932
12,4
640
8,7
636
8,6
622
8,5
622
8,5
598
8,1
573
7,8
562
7,6
531
7,2
410
5,7
392
5,3
229
3,1
187
2,5
163
2,2
117
1,6
98
1,3
66
0,9
Total
7.367
100
Por apresentar características comuns, o litoral pode ser dividido em Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.

Índice


Litoral Norte

Abrange a costa do Amapá e a do Pará e este é marcado pela foz do rio Amazonas, com canais, pequenos lagos, manguezais e ilhas, entre elas a de Marajó. No norte do Amapá há ainda longas restingas. as respostas estão completamente erraadas então não copiem elas

Litoral Nordeste

É bem diversificado. Destacam-se as dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que abrigam lagoas no período das chuvas, e o delta do rio Parnaíba, entre Maranhão e Piauí. No trecho que vai do Rio Grande do Norte à Bahia são comuns as restingas, dunas, lagoas e os mangues. Entre Alagoas e Sergipe está a foz do rio São Francisco. É marcante também a baía de Todos os Santos, no estado da Bahia.

Litoral Sudeste

Tem diversos trechos escarpados e outros amplos e retilíneos. Do norte do Espírito Santo até o município de Cabo Frio (RJ), são comuns pequenas elevações, baixadas e restingas. De Cabo Frio a Marambaiarestingas e lagunas. A partir daí até São Sebastião, já em São Paulo, o litoral é sinuoso e escarpado, marcado pela presença natural da serra do Mar. Desse trecho até o rio Ribeira do Iguape predominam as baixadas.

Litoral Sul

É bastante recortado no Paraná, já que a serra do Mar volta a estar próxima do litoral. Na costa catarinensecolinas formadas pelo desgaste das escarpas da serra do Mar. Com uma faixa costeira ampla e retilínea, o estado do Rio Grande do Sul é marcado pela laguna dos Patos e lagoa Mirim, que são formadas pelo fechamento de restingas.